14 janeiro 2014

Definindo o Respeito

Na madrugada aqui e agora me peguei pensando o que é respeito? Falamos tanto de respeitar o outro, respeitar autoridades, respeitar o lugar em que vivemos e parece que em cada situação respeito se torna outra coisa, podendo ser cuidado,submissão ou confiança. Seria o respeito algo assim meio versátil? Uma generalização para a demonstração positiva de diversos sentimentos?

Bom no dicionário Aurélio a definição pra respeito é: Sentimento que leva alguém a tratar outra pessoa com grande atenção, profunda deferência, consideração ou reverência: respeito filial.
A palavra respeito vem do latim respectus ou de reespicere, que significa olhar. Sentimento de consideração àquelas pessoas ou coisas dignas de nossa veneração e gratidão, como aos pais, aos mais velhos, às coisas sagradas, aos sentimentos alheios, etc.

Mas de uma coisa eu sei . É que todo mundo gosta de se sentir respeitado e que é muito raro isso hoje em dia. No fim das contas penso que respeito é como paciencia cada um tem o seu, dá e recebe em porções diferentes, pois precisa de porções diferentes.
Respeito é algo bom sem muita definição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário