27 novembro 2014

Matérias de Menino

Manutenção Industrial, Instrumentação Industrial, Mecânica... Difícil imaginar um mundo cor de rosa ao ouvir esses nomes. Eu estou tendo umas matérias assim no meu curso e realmente é assustador. Parece que você não sabe nada só por que não entende a diferença entre um rotor e um motor, ou não sabe o que é chaveta, gaxeta ou mancal... Agora entendo por que os homens enlouquecem quando achamos muito óbvio o que é rímel e o que é delineador ou que scarpin não tem nada a ver com espacate e que faixa é totalmente diferente de tiara.
Mas decidi fazer este post como uma forma de estudar a matéria de Manutenção Industrial e mostrar ao mundo que não é tão difícil e que as mulheres podem sim eu espero dominar esse tipo de conhecimento muito bem.
Então vou contar um pouco sobre Manutenção e sobre alguns equipamentos e seus componentes.

A Manutenção Industrial pode ser dividida em dois grandes grupos a Manutenção a programada e a não programada que também pode ser chamada de corretiva é a mais simples é o conserto ou troca da maquina ou componente no momento da sua falha, sem nenhum tipo de planejamento e por isso as vezes gera grandes transtornos e custos. A manutenção programada possui as classificações chamadas preventiva e preditiva a diferença entre elas é que na manutenção preditiva há o monitoramento do equipamento a fim de que a manutenção seja realizada na hora mais oportuna para aquela fábrica pois nem sempre a parada para manutenção pode ocorrer no tempo exato recomendado e por isso o monitoramento é necessário, para identificar se a manutenção pode ser realizada antes ou depois do recomendado dependendo do que for mais oportuno.

A manutenção também pode ser classificada em Manutenção Mecânica, Elétrica ou Instrumental e a necessidade de cada tipo de manutenção vi depender do equipamento e do processo sempre buscando o menor custo possível . É importante lembrar que MAIS manutenção nem sempre significa menos falhas e mais lucro e também que nem sempre MENOS manutenção significa menos custo, cada fábrica tem que encontrar o seu equilíbrio dependendo do seu processo e da sua produção.

 Em um outro post vou mostrar alguns componentes e equipamentos.


3 comentários: