07 agosto 2010

REVOLUÇÃO FRANCESA

O que foi a Revolução Francesa?
Devido a miséria em que se encontrava a população francesa do século XVIII, ocorreu no dia 14/07/1789, em Paris um movimento popular que tinha como objetivo por fim a monarquia e acabar com a desigualdade. O marco central desse movimento foi a queda da Bastilha, uma vez que a marca do regime absolutista era as prisões efetuadas em todo o país.Os revolucionários tinham como lema os seguintes dizeres: "Liberdade, Igualdade e Fraternidade".

O que esta revolução representou para o processo histórico?
A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente.Mas, por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. A Revolução Francesa também influenciou, com seus ideais iluministas, a Independência dos Estados Unidos, dos países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

O que foi o Iluminismo?
O iluminismo foi um movimento intelectual ligado aos valores da burguesia que ganhou força no final do antigo regime nos séculos XVII e XVIII na Inglaterra. Caracterizava-se pelo racionalismo, antimercantilismo, antiabsolutismo e o anticlericalismo.
Os principais pensadores iluministas são: René Descartes,John Locke,Voltaire,Montesquieu , Isaac Newton e Rousseau.

Quem foi Robespierre?

Filho de uma família da pequena burguesia, Maximilien Robespierre perdeu sua mãe cedo e foi depois abandonado pelo pai. Viajou a Paris com uma bolsa de estudos e, em 1781, graduou-se em direito. Exerceu a profissão de advogado em sua cidade natal.

Em abril de 1789 Robespierre tornou-se deputado pelo Terceiro estado da região de Artois. Revelou-se um grande orador. Em abril de 1790, tornou-se membro do Clube dos Jacobinos, a ala mais radical dos revolucionários. A partir daí, adquiriu notoriedade e sua vida passou a estar intimamente associada aos acontecimentos da Revolução Francesa.

Em 1791 Robespierre foi um dos principais líderes da insurreição popular do Campo de Marte. Sua fama de defensor do povo lhe valeu o apelido de "Incorruptível". Depois da deposição da família real, em 1792, Robespierre aderiu à Comuna de Paris e tornou-se um dos chefes do governo revolucionário.

Robespierre foi um dos que pediram a condenação do rei Luís 16, guilhotinado em 21 de janeiro de 1793. Em julho do mesmo ano, Robespierre criou um Comitê de Salvação Pública para perseguir os inimigos da revolução. Foi instaurado o regime do "Grande Terror" - o auge da ditadura de Robespierre.

Em 1794, Robespierre mandou executar Danton, o revolucionário que propunha um rumo mais moderado para a revolução. Neste mesmo ano, tornou-se Presidente da Convenção Nacional. No dia 27 de julho, numa sessão tumultuada, Robespierre foi ferido e teve que sair da sala às pressas. Foi detido imediatamente por seus inimigos e, dois dias depois, mandado à guilhotina.
Cite três e explique um pensador iluminista.
Montesquieu , Isaac Newton e Rousseau.Rousseau (1712-1778), ele defendia a idéia de um estado democrático que garanta igualdade para todos;
Quais foram as fases da Revolução Francesa?
Primeira fase (1789 - 1792)

Implantação da Monarquia Moderada

- Luís XVI convocou a Assembléia dos "Estados Gerais" para solucionar a crise financeira da França (5-Maio-1789). O "O Terceiro Estado" não concorda com sistema de votação, e se auto-proclamaAssembléia Nacional Constituinte tendo como meta elaborar uma Constituição para a França (17-Junho-1789). A situação agravou-se para o Rei, não discutida a questão financeira e, em lugar dos "Estados Gerais", instalara-se uma Assembléia Nacional Constituinte; paralelamente, o povo protestava contra a elevação dos preços dos gêneros alimentícios, iniciando saques em castelos, e, mosteiros e realizando em represália a Tomada da Bastilha (14-Julho-1789). A Assembléia Nacional aprovou a abolição dos antigos privilégios de classe (4-Agosto-1789). A Assembléia Nacional aprovou os Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, cujo os princípios de Liberdade, Igualdade e fraternidade. A Assembléia Nacional elaborou a primeira Constituição, instalando em conseqüência a Monarquia Constitucional na França (14-Setembro-1791). As decisões da Assembléia Nacional em sua maioria não foram executadas; o povo revoltado ameaçou a família real. O Rei perdeu a confiança do povo: havia investigado uma intervenção da Áustria a seu favor (a Rainha, Maria Antonieta era austríaca ); não concordara com a decisão da Assembléia de obrigar os nobres que emigraram a voltar a França sob pena de perder os bens ; finalmente o Rei Luís VXI tentou fugir da França .


Segunda fase (1792 - 1794)

Governo Radical Republicano

-Em Paris foi organizada a Comuna Insurrecional sob direção de líderes populares ( Marat, Danton, Hebert) e foi estabelecido um Conselho Executivo Provisório (9-Setembro-1792); a Convenção Nacional declarou abolida a Realeza e implantou a República (21-Setembro-1792); as disputas pelo poder dentro da Convenção Nacional levaram a formação de 3 grupos políticos - a Montanha, representado as classes trabalhadoras , disposta a prosseguir a Revolução a qualquer custo; a Gironda, representando a burguesia , interessada em deter a Revolução, para evitar a desorganização interna que ameaçava as atividades econômicas; e a Planície, votando ora com um, ora com outro grupo. A situação interna continuava difícil: falta de gêneros alimentícios, subida de preços e rebeliões populares; o Rei foi sentenciado á morte na guilhotina (21-Janeiro-1793); o poder na Convenção Nacional foi dominado pelos membros da Montanha, que estabeleceram o Governo Ditatorial (2-Junho-1793), realizando prisões e execuções em massa; as realizações positivas do governo Ditatorial foram: abolição definitiva dos privilégios de classe, tabelamento de preços , elaboração de normas visando as possibilidades de educação extinção das rebeliões internas, organizada força militar para enfrentar a ameaça externa; a violência usada durante o governo ditatorial determinou a sua queda devido aos excessos de Robespierre, Chefe do Governo (27-Julho-1794). O período do Governo Ditatorial é conhecido como "Época do Terror".

Terceira fase (1794 - 1799)

Governo Conservador Republicano

-Com a queda de Robespierre iniciou-se a terceira fase da Revolução. O poder, que estivera com os líderes populares na segunda fase da Revolução, passou novamente as mãos da burguesia; com a elaboração de uma nova Constituição de 1795 instalou-se a fase do Diretório em que o poder executivo ficou nas mãos de 5 "diretores" e o poder legislativo nas mãos de dois órgãos o Conselho dos Quinhentos e o Conselho dos Anciãos; o Diretório procurou eliminar os grupos que lutavam pela restauração da monarquia e os grupos revolucionários de tendências radicais. O Diretório desinteressou-ser pelos graves problemas das classes mais baixas, nada realizando para prosseguir as reformas de caráter social; a guerra passou de defensiva para ofensiva tornando-se a maior preocupação do Diretório, pois a recuperação financeira do país dependia do recebimento pelo Estado dos tributos provenientes dos territórios ocupados pelos franceses; o Diretório dependia das vitórias do General Napoleão Bonaparte, ao mesmo tempo que o Diretório ia perdendo prestígio pela sua fraqueza, o General Napoleão Bonaparte se tornava ídolo popular. O General Napoleão Bonaparte aproveitou-se da situação para derrubar o Diretório e instalar-se na França um governo sob sua liderança - o Consulado (9-Novenbro-1799).



O que eu entendi do documentário.

Luis XVI, herdou o trono,e não tinha capacidade de ser Rei,apesar de ter sido criado para isso,ele não era um líder por natureza.
Ele se casou com Maria Antonieta,que era austríaca, para criar aliança com a Áustria.Maria Antonieta era muito jovem e vaidosa.
Naquela época o povo francês,passava fome.
Demorou muito tempo para o casamento se consumar,pois Luís não demonstrava intesse algum por Maria e isso gerou fofocas pelo reino,porque Maria não consegui gerar um herdeiro.Luís tinha fimose -uma doença que,causa muita dor durante a ereção- e não queria fazer a cirurgia que era,muito simples.Sete anos depois do casamento,Luís aceitou fazer a cirurgia e tiveram a sua primeira filha Maria Teresa.
Nesse meio tempo surgia,o Iluminismo.Estudiosos, e filósofos começaram a discutir sobre uma sociedade melhor onde todos teríam direitos iguais.
Ninguém nunca havia pensado que podia ser diferente,que o povo podería ter voz.Mas dessas idéias surgiu a sangrenta Revolução Francesa.
Porém o Iluminismo foi criado pela burguesia,e estes monopolizam o poder até hoje,porque até hoje a realidade é essa,quem tem mais dinheiro,tem mais poder,vive melhor que os outros.
A Revolução Francesa foi sangrenta porque muitos pessoas morreram,para que o povo pudesse conseguir a liberdade.Mas foi a maneira que encontraram de fazer justiça.





Nenhum comentário:

Postar um comentário