Quanto mais o tempo passa mais as doenças relacionadas a nossa mente e as nossas emoções se tornam importantes. Para muitos sintomas como depressão, dificuldades em relacionamentos,comportamento e etc ainda são considerados frescura e ter pessoas com esse tipo de opinião ao seu redor interfere muito na identificação do problema. Além disso é importante diferenciar psicólogo de psiquiatra, o primeiro busca auxiliar o indivíduo em seu sofrimento psíquico através de técnicas de psicoterapia e o segundo tem por objetivo tratar as doenças mentais, ele é apto a prescrever medicamentos, habilidade não designada ao psicólogo.
Acredito que o primeiro passo para saber se precisa de ajuda profissional neste sentido, é identificar por que sente isso. Se é por que quer alguém que te ouça, que te incentive que te diga que está certo eu gostaria de esclarecer que um psicólogo NÃO É um conselheiro ele é um ouvinte que te analisa e tenta fazer você ter mais auto conhecimento e a ver as situações por diferentes pontos de vista.
Depois de identificado o motivo, você deve pedir a opinião de alguém de confiança. Uma pessoa que te conheça bem e não te julgue. Pessoas muito fechadas , geralmente não desabafam seus pensamentos ou anseios com ninguém e isso pode se acumular e acaba escapando através de um comportamento irritadiço ou início de depressão, mudança súbita de comportamento. Se você não tem ninguém de confiança pra conversar sobre isso, já é um motivo para procurar um psicólogo pois ele será neutro e tentará te ajudar a compreender o que isso significa.
Quando você começar a ir ao psicólogo não tenha medo ou receio de dizer como se sente. Você pode se sentir extremamente vulnerável e intimidado no início, por que ninguém abre o coração pra um estranho na primeira conversa... Enfim tente lembrar que você pagou pela consulta e que deve aproveita-la , seja sincero e não esconda nada.
Se você é cristão e acha que somente Deus pode te curar e que procurar esse tipo de médico não faz sentido eu não acredito que você esteja certo ou errado. Acredito apenas que cada pessoa conhece a necessidade que tem e que Deus tem poder para curar toda e qualquer enfermidade, porém muitas vezes nós nem sabemos exatamente de que precisamos ser curados e eu acredito que Deus pode usar qualquer forma de cura. Você pode ser curado através de uma oração ou de uma palavra, como pode ir a um psicologo e identificar seus traumas, medos e características que podem ser mudadas .
Então de forma sucinta procure um psicólogo se você achar que está doente, que precisa ser ajudado e que aceita ser ajudado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário