11 dezembro 2014

Minha visão sobre o livro A Cabana.

 


 Confesso que logo que esse livro ficou famoso (acho que uns três ou quatro anos atrás) eu tive bastante receio de lê-lo. Por que muitas pessoas que eu conhecia diziam que tinha muitas heresias e que se você não estivesse com a mente preparada poderia acabar ficando com uma visão errada de Deus outros diziam que é um livro espírita outros diziam que é simplesmente ficção e todas essas opiniões me deixaram com medo de acabar sendo volúvel e me deixando levar pelo que está escrito em um livro e também a imagem de uma cabana abandonada no meio de uma floresta é algo meio assustador para mim. Mas finalmente tive coragem e decidi formar a minha opinião sobre o livro, comprei o livro em Julho desse ano mas só comecei a ler ontem e terminei hoje.













 Não pretendo contar o enredo aqui neste post. Quero falar sobre a maneira que o livro apresenta Deus. Eu acredito que Deus deseje um relacionamento de intimidade conosco, acredito que Ele possa nos visitar em sonhos, visões ou mesmo acordados. Eu acredito que Deus faria e faz coisas que não entendemos por amor e também acredito em um Deus que é amor, perdão e a própria Vida. E sem dúvida acredito na Trindade sendo Deus, Filho e Espírito Santo, talvez eu me expresse mal ao pensar e escrever sobre a Trindade mas eu entendo que seja três personalidades de Deus com uma consciência única e uma única vontade. Sendo que Deus seria o Pai, seria a parte mais sábia dessas três personalidades, Jesus seria alguém que nos entende por que já foi como nós, seria como um irmão mais velho que tenta intermediar a relação entre o Pai e os filhos e o Espírito seria relacionado a emoções, sentimentos e pensamentos.
Eu não tenho base teológica para discorrer sobre esses assuntos, até hoje não me interessei por teologia. Mas esse é o meu modo de ver as coisas e esse livro mostra isso de forma até radical em alguns momentos.
A única parte do livro que me trouxe dúvida do tipo "Será que isso é de Deus ou não" foi no momento em que ocorre um reencontro entre o personagem principal e seu pai falecido, eu tenho certeza que se Deus quiser e permitir alguém vivo pode encontrar alguém morto há um episódio parecido na Bíblia em I Samuel 28 e mesmo essa passagem me traz dúvidas. Mas a forma como tudo acontece no livro me faz pensar muito em física quântica e em como será a nossa morada com o Senhor.
De forma geral, o livro nos dá uma visão bem humanizada de Deus, mostra um Deus que se diverte, que nos ama incondicionalmente, que entende as nossas limitações, que cozinha e que deseja fazer parte da nossa vida em todos os sentidos existentes.
Sinto que vou refletir bastante sobre esse livro ainda. De qualquer forma indico, aos cristãos e não cristãos talvez você nunca tenha tido  vontade de conhecer Deus mas iria se surpreender com este livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário