05 abril 2010

TIRADENTES:Herói ou Vítima???





Tiradentes
Se você gosta de um feriado,(esta no páis certo)deve saber que dia 21 é feriado e é dia de Tiradentes.Você sabe quem ele era???Não ele não era uma pessoa banguela,nem inventou a dentadura...



Tiradentes na verdade chamado, Joaquim José da Silva Xavier,participou da Inconfidência Mineira e primeiro mártir da Independência do Brasil.

Ele pobre moço,diria eu motivado demais pela novidade da época (iluminismo),foi voluvel e confiante demais nas novas idéias,trazidas de fora e acreditou de corpo e alma,que o Brasil seria independente.Hoje o nosso país é independente graças a pessoas como ele que "pagaram o pato",mas essa mudança não foi imediata(somente em 7 de setembro de 1822).

Foi na tropa que Tiradentes entrou em contato com as idéias iluministas, que o entusiasmaram e inspirariam a Inconfidência Mineira, a primeira revolta no Brasil Colônia a manifestar claramente sua intenção de romper laços com Portugal, marcando o início do processo de emancipação política do Brasil.A revolta foi motivada ainda pela decisão da coroa de cobrar a derrama, uma dívida em atraso. A conspiração foi delatada por Joaquim Silvério dos Reis e todos os seus participantes foram presos.Sobre Tiradentes, recaiu a responsabilidade total pelo movimento, sendo o único conspirador condenado à morte. Enforcado em 21 de abril de 1792, teve seu corpo esquartejado. Seus membros foram espalhados pelo caminho que ligava o Rio de Janeiro a Minas Gerais. Sua cabeça foi exposta em Vila Rica.

Com a morte de Tiradentes, o Estado português queria demonstrar uma punição exemplar para desencorajar qualquer revolta contra o regime colonial. Tiradentes tornou-se mártir da Independência e da República.

Tiradentes não era "O culpado" ou exatamente "O motivador" dos acontecimentos,ele só era mais um que aprovava a revolta,e queria fazer algo para mudar,pois bem ele pagou com a vida.Só porque queria fazer diferente,só porque achava injusto o povo pagar a mais sendo que o ouro já havia acabado,ele sofreu sendo inocente,em nenhum momento herói pois ele apenas morreu.
Algumas pessoas comparam Tiradentes a Jesus.A comparação é plausivel porque ambos foram traídos,e ambos receberam a pena de morte(mas a morte de cruz,é mil vezes pior que o esquartejamento)e há quem diga que existem semelhanças fisicas.(veja as fotos).
















Mas todo mundo sabe que essa imagem que usam de Jesus não é verídica, que provavelmente Jesus teria pele mais escura além de outras características devido a sua origem. 
Responda você mesmo Heroi ou Vitima? 

4 comentários:

  1. Trabalho recebido. Aguarde a nota.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aline, me segue no blog...eu te sigo e você não me segue...
    http://kleber-beyonce.blogspot.com/
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Por favor incluir em seu blog o nome completo, o nº e a classe no perfil.

    ResponderExcluir