09 janeiro 2010





Dança e Adoração
Há alguns anos, a dança foi introduzida nas igrejas,em algumas de uma forma mais tecnica,em outra de uma forma mais amadora.Mas em todas com o mesmo propósito:Adorar à Deus com o corpo.Na biblia a dança é mencionada em mais de vinte versiculos,e desde que o povo de Israel atravessou o mar vermelho,foi usada como forma de agradecimento,em festas,como oferta, e como louvor.
A dança na igreja,não pode ser uma maneira de aparecer diante do povo,e sim uma forma de chamar a atenção de Deus e adora-lo.A nossa geração tem a oportunidade de fazer isso,e devemos fazer o melhor.Pois tudo para Deus tem que ser o melhor.
È plausivel usarmos tecnicas de ballet,dança comtemporanea,dança moderna,jazz e dança de rua para a adoração do nosso Rei,mas sem esquecer de não incorporar sensualidade(pois isso pode escandalizar quem assiste),ser cautelosos na hora de escolher o figurino,pra não ficar constrangido na hora de se movimentar,o ideal é uma roupa que não marque,não prenda,não fique caindo,etc.
Mas além de tudo isso,conta muito jejum e oração.Sempre antes de fazer qualquer coisa na casa de Deus,ore.Isso é muito importante.
Se você é lider do grupo de dança na sua igreja,sugiro os seguintes versiculos para a ministração dos componentes do grupo:
 
exodos
15:20 - Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, tomou na mão um tamboril, e todas as mulheres saíram atrás dela com tamboris, e com danças.
juizes
11:34 - Quando Jefté chegou a Mizpá, à sua casa, eis que a sua filha lhe saiu ao encontro com adufes e com danças; e era ela a filha única; além dela não tinha outro filho nem filha.
IISamuel
06:14 - E Davi dançava com todas as suas forças diante do Senhor; e estava Davi cingido dum éfode de linho.
06:16 - Quando entrava a arca do Senhor na cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela; e, vendo ao rei Davi saltando e dançando diante do senhor, o desprezou no seu coração.
06:21 - Disse, porém, Davi a Mical: Perante o Senhor, que teu escolheu a mim de preferência a teu pai e a toda a sua casa, estabelecendo-me por chefe sobre o povo do Senhor, sobre Israel, sim, foi perante Senhor que dancei; e perante ele ainda hei de dançar.( sempre tem pessoas que são contra a dança na igreja,mas Deus é conosco,se o desejo dos eu coração é adorar,ore,jejue e peça a direção de Deus que ele vai te honrar).
Salmos
149:03 - Louvem-lhe o nome com danças, cantem-lhe louvores com adufe e harpa.
Eclesiastes
03:04 - tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar.
 
Esse é o manual do crente,pra você equilibrar a sua vida precisa ser:
 
Irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, ordeiro, hospitaleiro, apto para ensinar,não dado ao vinho, não espancador, mas moderado, inimigo de contendas, não gananciosoque governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito(pois, se alguém não sabe governar a sua própria casa, como cuidará da igreja de Deus?)não neófito, para que não se ensoberbeça e venha a cair na condenação do Diabo.Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo,sérios, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância,guardando o mistério da fé numa consciência pura,sérios, não maldizentes, temperantes, e fiéis em tudo.(ITimoteo 3)
Se você quer levar a dança com mais tecnica pra sua igreja,faça um curso e comee a ensinar algumas coisas para os seus amigos,ou peça pra algum professor visitar o ensaio de vocês.Agradavel privilégio é adorar ao Senhor.

 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário